Miomas Uterinos

Com Dr. Waldir Inácio

Reproduzir vídeo

Os miomas uterinos são tumores benignos formados por uma camada de tecido muscular, que se desenvolvem a partir de células musculares lisas do miométrio.

Sua origem não é precisa, mas acredita-se que ocorre uma desordem no crescimento das células musculares do útero.

Ocorre em 20-30% das mulheres em idade fértil e em mais de 40% nas mulheres acima dos 40 anos.

Os miomas uterinos geram sintomas em 50% dos casos, sendo de 3 a 9 vezes mais comum na raça negra e mais comum em mulheres com antecedentes familiares e sua localização geralmente ocorre no corpo uterino e pode encontrar-se na sua porção externa (subseroso), pelo meio do útero (intramural) e na sua porção interna (submucoso).

PRINCIPAIS SINTOMAS.

  • Dor nas pernas;
  • Dor nos Ombros;
  • Dor para Urinar;
  • Dor no abdome inferior;
  • Retenção urinária;
  • Dor lombar;
  • Prisão de ventre;
  • Dor nas relações sexuais;
  • Dificuldade para engravidar.

O Mioma pode ser classificado como

Submucoso, Intramural, Subseroso.

Submucoso.

Defini-se mioma submucoso quando a sua localização é completamente ou parcialmente dentro do endométrio, e são sintomáticos e tratados com a retirada pela técnica de Histeroscopia cirúrgica.

É muito importante saber que esses tipos de miomas podem ser os responsáveis pela infertilidade funcionando como uma barreira ao espermatozóide ou como um DIU, dificultando a nidação, impossibilitando a gravidez ou impedindo a sua evolução.

Intramural.

Defini-se mioma intramural quando sua localização é somente no interior do miométrio, sem acometer a serosa ou o endométrio; sendo na maioria dos casos assintomáticos, porém em caso de sintomas pode aparecer alguns como: dor abdominal, aumento do fluxo menstrual, prisão de ventre e dificuldade para urinar, sendo esses sintomas mais frequentes quando mioma aumenta de tamanho ou quando surgem vários miomas. 

Esse tipo de mioma uterino sintomático deve ser tratado com a sua retirada cirúrgica (miomectomia) pela via convencional ou laparoscópica.

Subseroso.

Defini-se mioma subseroso quando o nódulo está parcialmente ou completamente do lado externo do útero. Os sintomas surgem quando o mioma cresce muito, podendo haver dor pélvica, sangramento uterino anormal e anemia ferropriva, o que acontece como consequência do sangramento excessivo. 

Os miomas subserosos sintomáticos devem ser tratados com a sua retirada cirúrgica (miomectomia) pela via convencional ou laparoscópica, a depender da experiência do cirurgião.

DIAGNÓSTICO

Primeiramente é preciso fazer exames específicos, e caso o ginecologista sinta alguma irregularidade, ele pode solicitar exames laboratoriais, como hemograma e urina. Isso acontece para investigar melhor as propriedades do sangramento. Todavia vale ressaltar que para que se possa ter informações precisas sobre os tecidos internos, inclusive referente às dimensões do nódulo, os exames de imagem são indispensáveis como: Ultrassonografia transvaginal, Ressonância magnética e Histeroscopia. Portanto, somente informações precisas podem determinar o diagnóstico.

TRATAMENTO

A ultrassonografia é o método de imagem de escolha para a avaliação inicial. A Ressonância Nuclear Magnética pode trazer informações precisas e adicionais. Para pacientes assintomáticas a conduta pode ser expectante pois a maioria regride após a menopausa. Existem diversas formas de tratamento do mioma uterino que dependerá de vários fatores, como o tamanho e a localização do(s) mioma(s), a idade a situação da paciente e os sintomas que ela apresenta são essenciais para identificar a melhor alternativa. Muitas vezes o mioma é descoberto por acaso, pois o mesmo tende a ser assintomático, ou seja, não têm nenhum incômodo, apenas sinais leves. E nesse caso é importante ter um acompanhamento médico frequente e não é necessariamente preciso usar medicamentos ou fazer cirurgias. É muito importante ressaltar que quando o quadro é mais grave e os sintomas comprometem a qualidade de vida da pessoa, é indicado a realização da cirurgia de mioma, para remoção dos tecidos afetados

contato@waldirinacio.com.br

Rua General Mena Barreto São Paulo, SP

CEP 04505000


Entre em contato

contato@waldirinacio.com.br

(11) 91483-7086

Copyright © 2024 Dr Waldir Inácio – Todos os direitos reservados.